sexta-feira, 1 de abril de 2011

Retorno de Saturno



Entre os 28 e 30 anos de idade, ocorre o primeiro retorno de Saturno, ou seja, o planeta em trânsito se posicionará no mesmo local em que ele estava no momento de nascimento da pessoa e iniciará uma nova volta em torno do zodíaco.

Novamente, como em todo trânsito de Saturno, ocorre um doloroso rito de passagem, envolvendo responsabilidades, desta vez maiores do que nunca. A partir deste período, muitas coisas que antes eram parte de uma gama de opções se tornam definitivas. É o momento de determinar o que vai dar impulso aos próximos 28 anos e tudo o que é decidido tem sua repercussão e conseqüência.

Este período representa também o fechamento sobre todo o passado de dependência familiar, uma liberação final de tudo que ligava às servidões da infância e da adolescência, uma aquisição definitiva de autonomia. É o ponto final do caminho de relaxamento de responsabilidades dos pais sobre os filhos.

Saturno é como um relógio. Na mitologia grega é Cronos, o tempo. Marca nosso amadurecimento, o envelhecimento e o reconhecimento. E ele se apresenta a cada aproximadamente sete anos, quando faz importantes aspectos consigo mesmo. Por exemplo, a primeira vez, por volta dos sete anos, marca a entrada na escola e o início das responsabilidades. É a hora que as crianças geralmente perdem os dentes, regidos também por Saturno. Em sua segunda aparição importante, em torno dos 14 anos, temos o início da adolescência e o momento de lidarmos de outra forma com nossos pais e autoridades em geral. Aproximadamente aos 21 anos, estamos às portas da vida profissional, momento muitas vezes difícil e quase sempre muito significativo. Por fim, completando seu primeiro ciclo por volta dos 28 anos, é a hora de avaliarmos se nossas escolhas até aqui foram feitas corretamente, se estamos satisfeitos, se já podemos colher o que plantamos ou se é hora de reiniciar, fazendo novas escolhas. E a partir daí Saturno inicia um novo ciclo, pedindo a estruturação de tudo que foi escolhido e decidido nesta primeira volta ao redor de nosso mapa.

Nenhum comentário: